Legisla Brasil

Em 2022 a Legisla Brasil precisava atualizar/modernizar seu logo e fazer um ajuste em suas cores e identidade visual para falar com a audiência certa.

Então, comecei fazendo um estudo sobre a audiência da ONG e seu propósito, e abandonamos as cores mais vibrantes que foram pensadas para falar com um público de jovens recém formados, sem descaracterizar totalmente alguns elementos que ajudavam a identificá-la e torná-la reconhecível para parlamentares e pessoas disposta a mudar a política brasileria.

Pensando nisso, atualizei os elementos que mais dificultavam seu uso, reservando a área de maior destaque para o nome da organização sem alterar sua tipografia, o que facilitou o reconhecimento da marca.

Cores

Depois de aprovar a atualização do logo, comecei a pensar nas cores. Acima já é possível ter um spoiler da nova paleta de cores, que anteriormente era composta por tons muito vibrantes – uma escolha orientada pelo desejo de atrair um público jovem, de recém-formados ou à procura de um estágio.

As cores roxa e amarela eram as mais usadas institucionalmente, e foram – com uma ligeira mudança de tom no caso da cor roxa –  mantidas a fim de não gerar estranheza e um ruído tão grande na audiência. Pensando em complementá-las da melhor maneira, e tendo em mente as tendências mais modernas de cores, escolhemos outro tom de rosa e trocamos o laranja pelo azul.

Assim conseguimos manter a paleta de cores alegre e moderna, mas nos afastamos daquele mood ifanto-juvenil que incomodava o cliente.

Tipografia

O cliente também expressou a vonta de alterar a tipografia que vinha sendo utilizada. Até então a fonte Made Tommy era a font institucional, sendo substituída pela família tipográfica Montserrat quando havia a necessidade de uma fonte de sistema nativa da web.

A pedido do cliente, escolhemos duas fontes que pudessem ser facilmente encontradas e tivessem a facilidade de ser incoporadas em projetos digitais. Depois de alguns estudos mostrados para o cliente, visando adequar tom de voz e discurso da marca, as famílias tipográficas Rubik e Nunito, foram as escolhas.

KV

Depois de definir os principais elementos visuais que nortearão a comunicação visual da organização, documentamos isso em um guia de marca, com exemplificação das melhores práticas e material de apoio como estilo fotográfico, ilustrações e vetores e alguns “Key Visuals” criados, que foram incorporados ao material da empresa.